TOMADAS E ELETRICIDADE NO MUNDO
- TaborTurismo
- 10 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Neste mundo de tecnologia é praticamente impossível fazer uma viagem sem um brinquedo eletrônico. Celular, câmera, notebook, agenda de endereços, GPS, barbeador, chapinhas, secadores, etc. É quase certo que pelo menos um deles vai viajar conosco.
E, em seguida, as perguntas começam. Será que tem tomada para este dispositivo? Que voltagem é usada no meu destino? Ele vai quebrar? Não vai funcionar? Perguntas comuns ao planejar qualquer viagem.
Então, hoje vamos falar sobre estas duas questões, as tomadas e as voltagem no mundo, quais são os tipos existentes em cada país, e como viajar tranquilo, sem ter que se preocupar sobre esses "detalhes".
Tomadas e Adaptadores

Uma imagem vale mais que mil palavras, e a foto acima diz tudo. Os tipos de tomadas vigentes em cada país, e assim os adaptadores que vamos levar em nossa mala.
É conveniente comprar os adaptadores em nosso país, antes da viagem, assim não perde tempo procurando, e evita o risco de não conseguir. Normalmente, nos hotéis estão preparados e têm todos os adaptadores que você precisa, mas e melhor ser uma pessoa precavida e ir a um supermercado ou para lojas de eletricidade.
Mas melhor que andar com diferentes adaptadores na mala, que ocupam espaço e não são práticos, é ter um adaptador universal. Eles estão preparados para qualquer tipo de tomada, é um tudo em um, e como um valor acrescentado, alguns permitem conectar pen drive para carregar diretamente da tomada elétrica sem precisar de um computador.
É importante antes de você fazer a compra, olhar a quantidade de watts que suporta para ver se ele é compatível com seu dispositivo. Por exemplo, um Macbook Air tem uma potência de 45 watts. Portanto, a placa deve suportar pelo menos 45 watts.
Caraterísticas necessários em um adaptador para tomadas:
Pelo menos três adaptadores diferentes
Conexão de Pen Drive
Capacidade suficiente em watts para os seus dispositivos

Outra questão é a voltagem, como você pode ver no mapa acima.
O mapa é um pouco mais detalhado porque inclui as frequências, mas na verdade estamos interessados na voltagem. E nós temos dois grupos, 220-240V e 100-127V (também conhecidos simplesmente como 220-110).
Para resolver o problema da voltagem, será necessário um conversor de voltagem, que também pode ser encontrado em grandes supermercados, e melhor ainda, em lojas eléctricos. Mas antes de comprar, verifique seus dispositivos, porque você provavelmente não precisa de conversor. Basta verificar os manuais de cada um.
Em termos de frequência, não devem preocupar-se. Tal como acontece com a voltagem, à maioria dos equipamentos são preparados tanto para 50 Hz e 60 Hz. A diferença é que, se ligar um aparelho elétrico em uma tomada de 220v a 240v, o dispositivo pode ter corte circuito. Mas, com a frequência não acontece nada, o dispositivo não se danifica, só pode carregar mais lento.
Caraterísticas necessários em um conversor:
Conversão de 100-127 para 220-240 e vice-versa (a maioria só faz isso apenas numa direção)
Compartilhar:
Kommentare