OS 10 DESTINOS MAIS RELIGIOSOS DO MUNDO
- TaborTurismo
- 26 de jun. de 2015
- 4 min de leitura

As viagens religiosas são uma maneira diferente de abordar o mundo da espiritualidade e conhecer-se um mesmo. Se você é dos viajantes que procuram conectar-se com as suas crenças, meditar, sentir paz interior ou renovar a sua fé, conheça quais são os 10 destinos religiosos mais importantes do mundo.
1. VATICANO

O Vaticano é a sede principal da religião católica no mundo, considerada um estado independente dentro de Roma, é um dos menores países do mundo. Aqui você vai conhecer a Basílica de São Pedro, os Museus do Vaticano e a Capela Sistina, com o belo teto pintado por Michelangelo.
Se você quer conhecer o Papa, toda quarta-feira tem audiências e são realizadas com o Santo Padre, depois de obter um bilhete grátis, que é retirado no escritório do Prefettura della Casa Ponteficia. Além disso, aos domingos ao meio-dia você pode ver ao Papa fazendo uma bênção a Preça de São Pedro.
2. JERUSALÉM, ISRAEL

Jerusalém, a Terra Santa é talvez um dos pontos mais espirituais e lendário mundo, atraindo peregrinos durante milhares de anos. Aqui você vai encontrar alguns dos lugares mais sagrados para as três religiões monoteístas, como o Muro Ocidental, também conhecido como o Muro das Lamentações ou Muro dos lamentos, último vestígio do Segundo Templo construído por Herodes, o Grande, e um dos locais mais importantes para o judaísmo.
Outro local sagrado em Jerusalém é a Igreja do Santo Sepulcro. Para os cristãos este templo foi construído no local onde Jesus de Nazaré foi crucificado e sepultado por três dias antes da ressurreição. Finalmente, a Cúpula da Rocha, que envolve o ponto desde onde Maomé ascendeu ao céu para o Islã. Na Cúpula também se encontra a pedra onde Abraham, o primeiro dos Patriarcas e reverenciado por todas as três religiões, ofereceu seu filho em sacrifício.
3. MECA, NA ARÁBIA SAUDITA

A cidade Meca é o mais importante destino religioso muçulmano e é obrigatório para todo muçulmano fazer a peregrinação neste lugar pelo menos uma vez na vida. No centro da cidade se encontra o santuário Kaaba, onde está à pedra preta que todos os muçulmanos oram de todas as partes do mundo. Segundo a tradição, esta pedra foi entregue a Abraham (o primeiro patriarca pós-diluviano) pelo Arcanjo Gabriel.
4. VARANASI, NA ÍNDIA

Varanasi, também conhecida como Berane, é a cidade mais sagrada tanto para o hinduísmo e o jainismo, como para o budismo. Diz à lenda que a cidade nasceu de uma lagrima de Shiva caída na costa do sagrado rio Ganges. Para seus habitantes e visitantes religiosos, o Ganges é Deus e banhar-se em suas águas purifica o corpo e a alma. Caminhando ao longo do rio podem ver-se pessoas rezando na costa ou dentro da água.
5. CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO

A religião é muito importante para o povo mexicano, e podem ver-se expressa em sua arte, elementos de sua cultura e arquitetura.
Na Cidade do México, encontramos diversas igrejas, incluindo a Basílica de Guadalupe, um dos santuários católicos mais populares do mundo. Você pode fazer a rota de San Juan Diego, santo canonizado pelo Papa João Paulo II, que termina na Catedral Metropolitana, no coração da cidade. Também na cidade você vai ver muitos exemplos de tradições pré-colombianas que se mesclaram com as crenças cristãs, como é o dia dos mortos.
6. SANTIAGO DE COMPOSTELA, ESPANHA

O Caminho de Santiago é a rota de peregrinação levando fiéis católicos para a cidade de Santiago de Compostela, que abriga as relíquias de São Tiago Maior, um dos apóstolos de Jesus.
Esta rota pelo norte da Espanha, que pode ser prorrogado por França, Alemanha e Portugal, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco por seu valor cultural e religioso. Este é um das viagens espirituais mais esgotantes e também mais gratificantes, com a grande recompensa de alcançar a incrível Catedral de Santiago.
7. LOURDES, FRANÇA

Desde meados do século XIX, Lourdes tornou-se um dos destinos turísticos espirituais mais importantes para os peregrinos cristãos. Aqui, a jovem pastora Bernadette Soubirous (mais tarde canonizada como Santa) testemunhou várias aparições da Virgem Maria.
8 milhões de peregrinos viajam a Lourdes todos os anos para visitar o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, especialmente pessoas com doenças que procuram a cura de seus males. De acordo com a Igreja Católica, houve 67 casos de curas milagrosas neste santuário.
8. FÁTIMA, PORTUGAL

Semelhante ao caso de Lourdes, em 1917 três pastorinhos foram testemunhos das aparições da Virgem Maria na cidade de Portugal. Aqui ficava o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que atrai 5 milhões de peregrinos todos os anos.
Dentro do Santuário, pode ver-se a figura de Nossa Senhora, que é levada em procissão no aniversário das aparições, em 13 de Maio e 13 de Outubro. Além disso, o dia 13 de cada mês é uma procissão, carregando velas. Entre as atrações de Fátima, também recomendamos que você visite o Museu de Arte Sacra, a Gruta do Anjo e as Grutas de Santo António.
9. KYOTO, JAPÃO

Kyoto não só é a antiga capital do Japão, mas também o seu mais importante centro cultural e religioso, especialmente para as religiões budistas e xintoístas. Para algo é conhecido como "a cidade dos mil templos", mas o número real é de aproximadamente dois mil. É um dos melhores lugares para passar uma tarde meditando na sombra das cerejeiras ou em um jardim típico japonês.
10. APARECIDA DO NORTE, BRASIL

Esta cidade nasce segundo conta à história, a partir de um evento que ocorreu em 1717, quando três pescadores pegaram do rio uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, um sinal de bênção para a cidade que subiria lá. Em Aparecida do Norte, um dos lugares mais religiosos na América, se encontra a segunda maior basílica do mundo: a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Nesta basílica se preserva a figura que descobriram aqueles pescadores há muito tempo.
E você, já visitou algum destes destinos? Compartilhe sua opinião nos comentários nos dizendo quais são os destinos religiosos que você já visitou. Conte-nos como foi sua experiência. Ou quais desses lugares ainda quer visitar?
Compartilhar:
Comments