CONHEÇA SANTIAGO DE COMPOSTELA, ESPANHA
- TaborTurismo
- 26 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Santiago de Compostela é a capital da Galiza (Espanha), localiza-se na província da Corunha, de área 223 km² com população de 93712 habitantes (2007) e densidade populacional de 416,70 hab/km².
É uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Sant'Tiago, um dos apóstolos de Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.
1. FESTAS E CELEBRAÇÕES
Festas da Ascenção
Festas do Apóstolo
2. MUSEUS

Centro Galego de Arte Contemporânea, museu à base de exposições temporais de obras atuais.
Museu do Povo Galego, sobre a etnografia e história de Galiza, no convento de São Domingos de Bonaval.
3. PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO
Arquitetura religiosa
San Martiño Pinario, igreja e mosteiro.
Seminário Maior, em San Martiño Pinario
Convento de São Francisco do Val de Deus
Convento de San Paio de Antealtares
Santa Maria Salomé, igreja românica (s.XII) na Rua Nova.
Catedral de Santiago de Compostela, o emblema religioso de Galiza e o Caminho de Santiago, com múltiplos pontos de interesse, entre os que destacam no seu interior o Pórtico da Glória do Mestre Mateus e no exterior as fachadas de Pratarias e Obradoiro (conjunto barroco que completa a fachada principal diante do pórtico da Glória em frente ao Paço de Raxoi).
Arquitectura civil
Paço de Raxoi, neoclássico (século XVIII), sede do Concelho e da Presidência da Junta da Galiza, situado na praça do Obradoiro, frente a frente com a catedral.
Hospedaria dos Reis Católicos, antigo edifício que passou por diversas ocupações como hospital e centro de peregrinos e hoje é Parador Nacional.
Mercado.
Cidade da Cultura (Em construção)
Universidade. Edifício na atualidade ocupado pela Faculdade de História e Geografia.
Colégio de Fonseca. Atualidade sede da reitoria da Universidade de Santiago e da sua Biblioteca Geral, na bela e agradável Praça de Fonseca.
Parque da Ferradura.
Porta do Caminho, entrada da época medieval.
Rua do Franco. Típico lugar de passeio e toma de vinhos.
Rua do Vilar. Com múltiplos e chamativos suportais.
Praça da Quintana, dividida em Quintana de Vivos e Quintana de Mortos, limitada entre catedral, casa da Parra, Convento de São Paio de Antealtares e a casa da Conga.
Esculturas. Em Santiago há uma grande quantidade de esculturas no interior e no exterior de edificações ou em parques, de épocas passadas até a atualidade.
Compartilhar:
Commentaires